Dr. Luís Fernando Barone - CARDIOLOGISTA - CRM 83556
Exames
Teste Cardiopulmonar
O que é teste cardiopulmonar?
Teste cardiopulmonar ou ergoespirometria, é um teste ergométrico convencional associado com medida direta do consumo de oxigênio, produção de CO2 e ventilação pulmonar, através dessas três variáveis podemos ter uma série de informações com relação ao sistema coração-pulmão-músculo, aqui no nosso serviço utilizamos uma esteira ergométrica para o exame.

O teste cardiopulmonar apresenta uma série de indicações: Avaliação do v02max (consumo máximo de oxigênio), indivíduos normais, cardiopatas, atletas. Avaliação de dispneia de esforço, (diferenciação entre causa cardíaca ou respiratória como limitação ao esforço físico).

Classificado da classe funcional da insuficiência cardíaca congestiva.

Pacientes candidatos a transplante cardíaco.

Utilizado para treinamentos em atletas amadores, para utilização de planilhas de treinamento individuais.

Utilizado no programa de reabilitação cardíaca (pacientes pós infarto, pós cirúrgia cardíaca e/ou transplante cardíaco)

Avaliação da capacidade funcional, em doenças do músculo cardíaco.
Perguntas frequentes
O teste cardiopulmonar pode melhorar minha performance na corrida?
Sim, desde que após o teste você, utilize as variáveis para uma planilha individual, o teste poderá ser útil p/ melhorar sua performance.
O teste cardiopulmonar substitui o teste convencional?
Sim, com muito mais informações importantes, é um exame mais completo, porque verifica eficiência ventilatória e aeróbica, além da cardiovascular, através de uma medida direta, e não através de fórmulas (como é o sistema de ergometria convencional)
Indivíduos sedentários, idosos, podem realizar?
Sim, desde que após o exame, comecem a prática de exercícios, poderão acompanhar sua evolução de melhora com este exame.
Preciso fazer um teste cardiopulmonar para fazer minha primeira maratona?
Não, porém se você tiver oportunidade de fazê-lo, saberá com maior precisão zona de frequência cardíaca que você pelo seu treinamento será capaz de suportar no dia da corrida.
Quando devo repetir o teste cardiopulmonar?
Vai depender dos objetivos individuais, para melhora da performance, com 8 semanas de treinamento já obtemos melhora, porém para maioria dos atletas amadores, recomendo uma vez ao ano.
Posso agendar pelo telefone ou internet?
Sim, pelo site, por telefone e e-mail também, fiquem atento as recomendações que seram transmitidas.
Qual a idade para realizar esse exame?
Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, recomenda-se teste ergométrico e/ou cardiopulmonar para todo homem a partir dos 40 anos e mulher a partir dos 50 anos, para início de atividade física. Porém para pacientes com mais de um fator de risco cardiovascular (hipertensão arterial, tabagismo, colesterol elevado, diabetes, herança genética para infarto, obesidade), recomenda-se o teste mais precocemente.
Teste cardiopulmonar e perda de peso, qual a relação?
Outra variável que podemos obter com teste cardiopulmonar é a determinação do gasto calórico individual numa atividade física, porque durante a realização do exame, pelo consumo máximo de oxigênio, obtemos essa variável de importância relevante para os nutricionista (em trabalhos de perda de peso, ou mesmo melhora de performance), o cálculo exato do seu gasto calórico durante a atividade da corrida.
Eletrocardiograma
Exame de simples realização, inclusive utilizado como complemento da consulta médica. Verifica estímulos elétricos do coração, utilizado como diagnóstico de vários tipos de doenças cardíacas, arritmias, doenças congênitas, valvulopatias, doenças do músculo cardíaco, entre outras.

Na Vittacor temos um aparelho portátil, o que facilita as consultas a domicílio.
Teste ergométrico
Realizado em esteira profissional, devidamente acompanhado por médico credenciado junto (SBC) Exame computadorizado em 12 derivações, indicado para diagnóstico de isquemia miocárdica, avaliação de arritmia cardíaca no esforço, para liberação p/ prática de atividade física, verificação da pressão arterial no esforço, e também capacidade cardiovascular. Atualmente podendo ser substituído pelo teste cardiopulmonar em algumas situações.
Holter 24hs
Exame onde através de um pequeno gravador colocado na cintura do paciente, são captados impulsos elétricos do coração (parecido com eletrocardiograma) esses impulsos são depois transmitidos ao computador.

Indicado para avaliação de arritmia cardíaca, queixas de palpitações, desmaios (sincopes), investigação de isquemia silenciosa entre outros.
MAPA de 24hs
Monitorização ambulatorial da pressão arterial de 24hs Aparelho que fica acoplado junto ao braço esquerdo, onde são feitas verificações automáticas da pressão arterial por 24hs, indicado para diagnóstico de hipertensão arterial, em paciente já hipertenso medicado quando se quer confirmar controle adequado da pressão, para diagnóstico de hipertensão do jaleco branco.
x
Mensagem enviada com sucesso!